• Bia Peace

Quem é Kátia Lôbo?

Atualizado: Jul 6




Kátia Lôbo, a mulher que empodera outras mulheres.

Hoje o Blog é todo dela.

Ressignificada

Kátia Lôbo – Vice-presidente Nacional e Presidente Estadual RJ, nasceu em Niterói, professora e funcionária pública, com longa experiência nas áreas de políticas públicas para mulheres. É emedebista de carteirinha desde a Juventude do MDB e militante ferrenha na causa, na criação de políticas públicas e no empoderamento da Mulher.


À frente do movimento de mulheres, Kátia Lôbo idealizou dois importantes projetos – que foram transformados em Leis: a vacinação contra o vírus do HPV – que serviu de modelo para o restante do país, e o Combate e Conscientização da Sífilis.

Os principais projetos desenvolvidos foram: a cartilha “10 anos da Lei Maria da Penha” (também em versão em Braille e DVD em Libras e com audiodescrição), a cartilha “Saúde da Mulher” (em versão em Braille) – em parceria com o Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, e a parceria com o Sebrae para a inclusão do curso de Empreendedorismo nas Casas da Mulher Carioca.

Vale ressaltar que Kátia Lôbo, criou a primeira cartilha sobre feminicídio no Brasil.


UMA MULHER RESSIGNIFICADA.

Nada é tão nosso, quanto nossos sonhos.

Uma mulher só é empoderada, quando ela usa seu poder para levantar outras mulheres, assim é Kátia. E hoje iremos mostrar uma versão dela que quase ninguém viu.

Recentemente, a presidente do MDB MULHER RJ, esteve na nossa casa mágica, para uma sessão de fotos, chamada Phototerapia. E recebe-la aqui foi mágico.

Na Phototerapia, usamos a maquiagem e a fotografia como símbolos, para realçar na mulher coisas escondidas no seu profundo, o que Jung, chama de sombra. Sombra, uma presença conhecida mas oprimida, oprimida porque diversas vezes, nos escondemos de nós mesmas, ocultamos super poderes que estão guardadinhos dentro de nós.


“Ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas se conscientizando da escuridão”.

Carl Jung


A partir do momento em que tomamos consciência do que temos escondido, então conseguimos trazer isso para luz. Isso é phototerapia, é usar elementos mediadores que ajudam cada indivíduo a valorizar seu melhor.

De acordo com Vygotsky, elementos mediadores é tudo aquilo que usamos para interagir com o mundo que nos cerca. Ele propõe dois tipos de elementos mediadores, os instrumentos e os signos.

Os instrumentos são as ferramentas que usamos para interagir com o mundo, um copo, cadeiras, garrafas, machados, facas e no nosso caso a maquiagem e a fotografia.


Usamos esses dois instrumentos como mediadores, não é sobre usar maquiagem o tempo todo e se esconder atrás de cosméticos ou filtros, mas é sobre usar esses artifícios para sair do automático e se olhar de forma diferente, se ressignificar, sair da sombra, não damos ênfase ao capitalismo desenfreado pelo consumo de maquiagem e aos padrões estéticos que se formaram no século XX (e seguem cada vez mais dismorfico. )

Nossa ênfase é trazer a luz o melhor de cada mulher, para que depois ela possa usufruir disso mesmo sem maquiagem. O que normalmente acontece após o processo.


E hoje no blog, trouxemos KÁTIA LÔBO para inspirar ainda mais as mulheres desse Brasil, Kátia trabalha com mulheres e para mulheres que possuem diversos tipos de demandas, algumas deixaram de se amar, de se cuidar e se encontram com a autoestima quase nula.

Muitas pensam somente no outro, esquecem de si, cuidam da casa, do marido, dos filhos, dos afazeres do dia a dia e se anulam por completo.

Outras vivem situações de abuso, violência física, moral e psicológica e muitas vezes choram sozinha. Por isso precisamos tanto desse trabalho de amor e acolhimento, realizado pelo MDB MULHER RJ.

Não é somente sobre aparência, estamos falando de sonhos, de alegria e de um novo sentido de vida. Por isso hoje, escolhemos a PRESIDENTE CARIOCA para inspirar vidas.

Para dizer a vocês através dessas imagens o quanto estamos vivas, o quanto somos lindas e que somos a maioria nesse Brasil.

Sim, somos a maioria e precisamos ocupar nosso LUGAR DE FALA, precisamos ocupar o parlamento, ocupar as universidades e ocupar o espaço que nos é de direito.

Hoje, convidamos você para refletir sobre isso, sobre qual espaço que você tem ocupado?

E se você achar que não pode, que não é capaz, nós afirmamos, VOCÊ PODE, VOCÊ É CAPAZ!!


Em se tratando de políticas públicas para mulheres, Kátia é hoje uma das mais atuantes no estado do Rio de Janeiro, a frente do MDB MULHER RJ, ela apresenta todas as quartas, o programa Lugar de Fala.

No Lugar de Fala, ela recebe mulheres e homens, com pautas importantes e necessárias para o empoderamento feminino, além de potencializar o trabalho de personalidades anônimas espalhas pelo Brasil e pelo mundo.


Para assistir o programa, basta se conectar ao instagram do MDB MULHER RJ

AQUI no @mdbmulherrj


Lugar de Fala:

Quarta às 20 horas.


Lugar de Fala 💋

Apresentação - Kátia Lôbo

Produção - Bia Peace

Realização @mdbmulherrj e @fugrj


"@mdb_rj o partido que mais trabalha pelo empoderamento da mulher"




Venha conosco, juntas podemos muito mais.


Bia Peace

Fotografa de Mulheres, Acadêmica de Psicologia

e Artista Visual.



30 visualizações2 comentários